segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Obesidade e Excesso de peso? Pela sua saúde emagreça

Hoje emagrecer é mesmo uma questão de saúde, já não é só uma questão estética. Quando se excedeu o peso ideal em 10, 20, 30 quilos ou mais há que fazer algo urgente. Com os hábitos alimentares destorcidos, horários irregulares, estilo de vida predominantemente sedentário, os quilos instalam-se e mesmo que não se aperceba, estará a adoecer de dia para dia. Saiba como perder entre 10 a 30 quilos, em 6 meses, ao mesmo tempo que reeduca a sua alimentação.





Balão Intragástrico

Uma alternativa menos agressiva aos procedimentos cirúrgicos que se fazem actualmente é o Balão Intragástrico. É composto de silicone, e tem normalmente uma capacidade de 400 a 700 ml que será preenchida por soro fisiológico (substância que não representa qualquer perigo para o organismo).

Depois de introduzido vazio no estômago, via endoscopia, será cheio de soro e uma válvula interna fá-lo encerrar-se. O balão vai permanecer aí durante 6 meses, ocupando a cavidade do estômago, para que o paciente se sinta sempre saciado e, assim, consiga diminuir consideravelmente a ingestão de alimentos.

O tempo de permanência máxima deste dispositivo no organismo é de seis meses, mas o doente pode fazer várias substituições ao fim de cada semestre. O sucesso deste método reside no facto de que o paciente reaprende a comer, reeduca o seu organismo a comer quantidades moderadas e benéficas para si. Todo o processo tem um acompanhamento regular de um médico, que se encontra sempre disponível para o ajudar a reajustar a sua alimentação.



A colocação do balão

O balão é colocado por um médico endospopista, em consulta, via oral e endoscópica. Nos primeiros dias após a colocação do balão, o paciente pode apresentar náuseas e vómitos intensos que são passageiros. Nos primeiros dias deve fazer-se dieta liquida e, a pouco e pouco, fazer a ingestão de alimentos com maior consistência, podendo comer praticamente todos os alimentos ao cabo das primeiras semanas.

Uma vez insuflado dentro do estômago, o balão estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) provocando saciedade permanente. O espaço ocupado pelo balão também age diminuindo a capacidade do reservatório gástrico. Estes dois mecanismos de acção levam a redução dos alimentos ingeridos e a consequente diminuição do aporte calórico e perda de peso.



A retirada do Balão

Depois dos seis meses, o Balão Intragástrico será extraído num procedimento que dura cerca de 20 minutos e que é similar ao da sua colocação. Durante o procedimento de extracção estará sedado/a e o médico extrairá a solução fisiológica antes de retirar o balão vazio do estômago.

Pode perder rapidamente uma média de 10 a 30 quilos; No entanto, os resultados vão depender do bom seguimento que fizer do seu programa alimentar e do ajuste que faça nos seus hábitos alimentares. A reeducação alimentar é o objectivo máximo deste tratamento: perder peso, aprendendo a não ganhá-lo de novo.

Nenhum comentário: